Pular para o conteúdo

Como escolher uma Cafeteira Expresso?

Como escolher uma Cafeteira Expresso?

Antes de escolher uma máquina de café expresso é preciso saber primeiramente que existem basicamente 05 (cinco) tipos: Cafeteiras de cápsulas, Cafeteiras de cápsulas e de café em pó, Cafeteiras de café em pó, Cafeteiras de café em pó e em grãos, Cafeteiras de grãos de café.

Dito isto, é importante falar que o Café Expresso é obtido após a passagem da água quente mediante pressão pelo café moído – por isso usa-se máquinas de café expresso. Lembrando que este café moído pode estar dentro de uma cápsula ou ser moído na hora pela máquina e colocado no filtro(cachimbo) da máquina de expresso a depender cafeteira. O resultado de um café feito em uma máquina de café expresso é um café cremoso, saboroso e encorpado com uma “espuminha” em cima.

Se não sabe qual cafeteira de expresso escolher, eu vou te ajudar mostrando as diferenças das Cafeteiras. Se ficar dúvidas, deixe nos comentários que respondo.

Cafeteiras de Cápsulas

Imagem ilustrativa de uma Cafeteira de Cápsula
Exemplo de Cafeteiras de Cápsulas: Genius S Plus

As Cafeteiras de Cápsulas são as mais vendidas e as mais baratas. Após comprar esses equipamentos e as cápsulas de café, basta inserir a cápsula e um café expresso quentinho e saboroso ficará pronto. Entre as cafeteiras de cápsulas mais procuradas estão as Cafeteiras TRES Corações e as Dolce Gusto as quais ficam na faixa de quinhentos reais.

A vantagem dessas duas marcas é que as cápsulas de café da TRES e da Dolce são facilmente encontradas nos mercados locais ou na internet. Uma cafeteira de cápsula da TRES Corações que gosto bastante é Passione; Já a Dolce Gusto Genius S Plus aparece como uma excelente alternativa também. Na minha opinião o design e as configurações da última são os melhores.

Cafeteiras de Cápsulas e café em pó

Oster Prima Latte II (1)
Exemplo: Oster Prima Latte 2

No entanto, a longo prazo o uso de cápsulas de café diariamente pode custar caro e prejudicar o meio ambiente. Nesse sentido, surge como excelente alternativa as Cafeteiras de Cápsulas e café em pó que não só permitem o uso de cápsulas de café o que contribui para degustar novos sabores, como também permite o uso do tradicional café em pó/moído. Portanto, as cafeteiras de Cafeteiras de Cápsulas e café em pó possuem o melhor custo-benefício a longo prazo.

A melhores cafeteiras que permitem utilizar cápsulas Nespresso Original e também pó de Café são as da Oster: a Primalatte 2, a Nova Primalatte e a Primalatte Touch são as mais vendidas no Brasil. Na minha opinião, a primeira é de melhor custo-benefício.

Seguindo, vale mencionar que a essa altura da análise já é bom começar a observar a quantidade de pressão da Bomba das máquinas de café expresso. Acima de 15 Bares já produz café expresso muito gostoso e cremoso.

Cafeteiras de café em pó

Exemplo de Cafeteira: Compact Perfect Brew
Exemplo: Compact Perfect Brew

As Cafeteiras de café em pó são ideias para quem deseja sentir-se como um Barista e assemelha-se ao uso profissional. Aqui basicamente há aquelas que precisam colocar o café moído no filtro e as que a máquina faz esse processo. Como exemplo da primeira temos Cafeteira da Mondial que é uma máquina de café de valor acessível e a Compact Perfect Brew com design profissional e com um valor um pouco maior mas ambas exigem trabalho manual no preparo do café. Se o problema não for valor e você quiser evitar o serviço manual de preparação do café expresso a Philips Walita 1200 é uma excelente alternativa, com ela é só colocar o café em pó ou em grãos e apertar um botão e aguardar ficar pronto. Além disso, essa última prepara um delicioso cappuccino.

Cafeteiras de café em grãos

Exemplo de cafeteira: Superautomática com moedor da Oster
Exemplo de cafeteira: Superautomática com moedor da Oster

Buscando ainda mais sabor e perfeição no café expresso, chegamos nas Cafeteiras de café em grãos as quais permitem moer o café na hora do preparo. Nesta categoria, há modelos como a Superautomática com moedor da Oster que realizam todo o processo de forma automática – moer e servir o café – enquanto a Xpert Perfect Brew que há necessidade de um trabalho manual, ou seja, pegar o café móido e colocar no filtro (cachimbo) antes de passar a água quente. Se você é uma pessoa que prefere comodidade, a Superautomática com moedor da Oster. Se quiser uma experiência de preparo manual na hora de preparar o café a Xpert Perfect Brew é a melhor escolha.

Cafeteiras de café em pó e em grãos

Exemplo de cafeteira: Philips Walita 1200
Exemplo de cafeteira: Philips Walita 1200

Chegamos no mais alto nível das máquinas de café expresso. As Cafeteiras de café em pó e em grãos são as mais modernas e mais sofisticadas, no entanto, geralmente, são as mais caras também. A experiência aqui é completa, a Philips Walita 1200, a Philips Walita 2200, a Philips Walita 5400 permitem tomar um café expresso com café previamente moído utilizando o café em grãos já que as máquinas possuem moedor incluso. Embora seja uma excelente cafeteira a Superautomática com moedor da Oster que também realiza o processo automaticamente de moer o café e entregar o expresso pronto, ela não é compatível com café em pó.

Considerações sobre a escolha de uma Cafeteira Expresso

Para escolher uma Cafeteira Expresso a melhor forma é definindo qual é mais adequada de acordo com necessidades individuais. Assim, uma cafeteira de cápsulas é ideal para quem quer gastar pouco na aquisição do equipamento e não se importa em gastar com as cápsulas, bem como quer ter a possibilidade de experimentar diversos sabores; as Cafeteiras de cápsulas e de café em pó são adequadas para quem quer ter a experiência do café expresso feito manualmente, mas também não abre mão de experimentar novos sabores provenientes das cápsulas de café; as Cafeteiras de café em pó manual proporcionam uma experiência de um “Barista”, assim como as Cafeteiras de grãos de café e ambas, sendo as modelos manuais, é para aqueles que querem participar mais do processo de fazer um expresso; por último, as Cafeteiras de café em pó e em grãos são, geralmente, as mais modernas e as mais caras por automatizar todo o processo de fazer um café expresso.

Deixe nos comentários a sua dúvida que responderemos o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *