Pular para o conteúdo

Como se escreve: café Espresso ou café Expresso?

Espresso ou expresso: qual o correto?

Você está em uma padaria ou cafeteria, ou até mesmo procurando uma cafeteira no site um sabor e nota que o redator uma hora escreve café espresso e outra hora café expresso. Neste momento, surge a dúvida, qual a forma correta de se escrever o nome daquela bebida feita a base de café que se utiliza de uma máquina para passar água bem quente no pó de café sob pressão e obter uma bebida extremamente saborosa e cremosa?

Café Espresso ou Expresso? Para responder essa pergunta, buscamos o seu significado das duas palavras: espresso e expresso.

Espresso segundo o dicionário Michaelis trata-se de uma palavra de origem italiana. Além disso, espresso com “S” é uma bebida preparada em uma máquina apropriada e geralmente serve-se em xícara pequena.

Espresso ou Expresso: significado de espresso

Expresso segundo o dicionário Michaelis trata-se de algo que é feito rapidamente, conforme imagem abaixo.

Espresso ou Expresso: significado de expresso

Observe que as duas formas são condizentes com o nosso tradicional café. Espresso é uma palavra de origem italiana que traduz o significado da nossa bebida em questão. Mesmo sendo de origem estrangeira a palavra pode ser usada no Brasil. Por outro lado, expresso refere-se a uma bebida rápida. Neste último caso, também condiz com a forma que é preparado a bebida.

Café Expresso ou Café Espresso, segundo especialistas

Segundo o Portal UFLA, as pessoas têm adotado a palavra espresso no lugar de expresso. A primeira palavra é usada na Europa e vem do italiano e a raiz da palavra guarda relação com o verbo latino que deu origem ao termo espremer. Por outro lado, expresso significa segundo os dicionários que é algo rápido e um café expresso é uma bebida preparada bem rápida.

Portanto, espresso deve ser aceito, segundo especialistas, porque o vocabulário brasileiro corrente admite o uso de palavras estrangeiras, como shopping, que é do inglês.

Compartilha da mesma linha de raciocínio a revista Veja, o meio de comunicação ratifica que a palavra espresso tem origem italiana, bem como o uso da palavra Expresso é uma tradução literal possível de espresso.

Espresso ou Expresso: Qual a forma correta?

A forma correta de se escrever é café espresso ou expresso. Ambas grafias estão corretas, uma vez que o vocabulário atual admite o uso de palavras estrangeiras como é o caso de espresso, assim como o uso do termo expresso refere-se a uma forma rápida de preparar café. Desta forma, café espresso ou café expresso podem ser utilizados sem prejuízos a norma culta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *